Jogos, Desafios e Curiosidades

Um dos grandes compromissos da educação matemática é o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade do aluno de organizar estratégias pessoais para resolver diferentes tipos de problemas.

A utilização de jogos e desafios, juntamente com a apresentação de situações curiosas, padrões artísticos na natureza ou mesmo a geometria de grandes edificações, onde podem perceber a presença de características dos conteúdos estudados, é uma eficiente alternativa para aumentar a motivação para a aprendizagem e desenvolver a concentração, a atenção e o trabalho cooperativo dos alunos.

Conhecida como  trombeta, as pétalas  da flor parecem girar, como um catavento.

A aprendizagem mediada por atividades envolvendo jogos com cartões, palavras cruzadas, movimentação de palitos, dobraduras e outros, permite que o processo de aprendizagem seja divertido, aumentando a proximidade afetiva do aluno com a Matemática.

Mova dois palitos para obter três triângulos

Procure sempre oferecer esse tipo de atividade para seus alunos. Além de ajudá-los na compreensão de certos conceitos matemáticos, elas são um excelente estímulo para que eles desenvolvam o prazer de aprender Matemática.

Conheça alguns Jogos, Desafios e Curiosidades clicando no menu Ensino Fundamental I, e escolhendo a opção Atividades.

Deixe uma resposta